Arquivo do blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.


O professor será um orientador, um facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Ele não vai dar a resposta para a criança, mas vai encaminhá-la, direcioná-la, para que ela possa vivenciar a sua própria experiência e possa desenvolver-se. Ele fará as intervenções necessárias para que haja uma boa aprendizagem. ´´Não dar o peixe, mas, ensiná-las a pescar´´, através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, estimulando a cognição e a criatividade. O professor deve manter o diálogo ensinando-o como encontrar as respostas para os problemas. A criança irá aprender fazendo.

O professor vai estimular a criança  a colocar objetos em relação, pensar sobre os números e interagir com os colegas.

É necessário que a criança tenha autonomia e liberdade para construir o seu próprio conhecimento. Se dermos tudo pronto para ela, como essa criança vai desenvolver sua criatividade e o seu raciocínio? Sendo o aluno o sujeito, o centro do processo de ensino aprendizagem, será estimulado a novas descobertas,e novos desafios , no qual,irão desenvolvê-los integralmente.
O professor será o coordenador do processo. Coordenando e facilitando a apredizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário