Arquivo do blog

sábado, 22 de setembro de 2012

Jogo envolvendo o uso do dado e o ábaco.


MATERIAL NECESSÁRIO PARA O JOGO:
Um dado e um ábaco.

COMO JOGAR:
Cada jogador de posse de seu ábaco e dado, combinam o número de rodadas que realizarão (por exemplo, cinco rodadas).Em seguida, iniciam o jogo jogando o dado, verificando o resultado e colocando o respectivo número de peças no ábaco.Após as cinco rodadas conferimos quem terá a maior representação no ábaco.

Dicas:
1. Da mesma forma que utilizamos este jogo para a adição, podemos utilizá-lo para a subtração. Neste caso, colocamos no dado uma certa representação inicial e vamos a cada rodada, retirando quantidades.


 Dado que nós mesmas(os) podemos confeccionar é bem simples, esse é o molde.

Após a atividade concluída, escolhemos 2 crianças ambas de 9 anos e do 4º ano do ensino fundamental 1, e fizemos algumas perguntas propondo-lhes uma reflexão sobre o que aprenderam com a atividade.
1-  Vocês já haviam utilizado o ábaco para alguma atividade de matemática? Caso não, o que acharam da experiência? Ele é mais prático do que contar nos dedos? Vocês preferem o ábaco ou a calculadora? Vocês já repararam que em um jogo de bilhar usam o ábaco para contar os pontos?
 Usamos a página 10 do livro " vivendo a matemática - a numeração indo-arábica" Luiz Márcio Imenes, para que as crianças pudessem entender melhor a pergunta, pois nada melhor do que observar ilustrações, isso facilita o entendimento.

Análise das alunas participantes da atividade:
As crianças, no início tiveram certa dificuldade de entender a proposta da atividade, pois muitas escolas não usam o ábaco, é bem raro.
Primeiramente, contamos um pouco da história do ábaco e deixamos com que elas se familiarizassem com o instrumento pronto, fizemos a confecção do ábaco, semelhante o vídeo abaixo.
Percebemos que soou um pouco assustador, elas ainda trabalham melhor contando nos dedos.


Assistam ao vídeo abaixo: 
Tema: 

ÁBACO & CONSTRUÇÃO & SUCATA

ALUNOS DO 3° ANO DO PROFESSOR DIMAS DE MELLO BRAGA CONFECCIONAM ÁBACO DE SUCATAS, QUE SERÁ UTILIZADO COMO "FERRAMENTA" NA APREDINZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário