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sábado, 22 de setembro de 2012

Como surgiram as 4 operações matemáticas( adição, subtração, multiplicação e divisão)?

Surgiram assim:
Adição ( + ) e subtração ( - )

O emprego regular do sinal + ( mais ) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d'Eger publicada em Leipzig em 1489.
Entretanto, representavam não à adição ou à subtração ou aos números positivos ou negativos, mas aos excessos e aos déficits em problemas de negócio. Os símbolos positivos e negativos vieram somente ter uso geral na Inglaterra depois que foram usados por Robert Recorde em 1557.Os símbolos positivos e negativos foram usados antes de aparecerem na escrita. Por exemplo: foram pintados em tambores para indicar se os tambores estavam cheios ou não.

Os antigos matemáticos gregos, como se observa na obra de Diofanto, limitavam-se a indicar a adição juntapondo as parcelas - sistema que ainda hoje adotamos quando queremos indicar a soma de um número inteiro com uma fração. Como sinal de operação mais usavam os algebristas italianos a letra P, inicial da palavra latinaplus.
Multiplicação ( . ) e divisão ( : )
O sinal de X, como que indicamos a multiplicação, é relativamente moderno. O matemático inglês Guilherme Oughtred empregou-o pela primeira vez, no livro Clavis Matematicae publicado em 1631. Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores. Em 1637, Descartes já se limitava a escrever os fatores justapostos, indicando, desse modo abreviado, um produto qualquer. Na obra de Leibniz escontra-se o sinal  para indicar multiplicação: esse mesmo símbolo colocado de modo inverso indicava a divisão.

O ponto foi introduzido como um símbolo para a multiplicação por G. W. Leibniz. Julho em 29, 1698, escreveu em uma carta a John Bernoulli: "eu não gosto de X como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com x; freqüentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto . Daí, ao designar a relação uso não um ponto mas dois pontos, que eu uso também para a divisão."
As formas a/b e , indicando a divisão de a por b, são atribuídas aos árabes: Oughtred, e, 1631, colocava um ponto entre o dividendo o divisor. A razão entre duas quantidades é indicada pelo sinal :, que apareceu em 1657 numa obra de Oughtred. O sinal ÷, segundo Rouse Ball, resultou de uma combinação de dois sinais existentes .

Atividade para o 3º ano fundamental 1 :

INICIANDO AULA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Peça a seus alunos que escrevam o número de seu calçado em uma calculadora. 
Peça que pressione o zero três vezes. Que pressione a tecla de menos, digite o ano de nascimento (quatro algarismos) e a tecla igual. Pergunte o mês que ele nasceu, pegue a calculadora pressione a tecla mais. Caso ele já tenha feito aniversário no ano vigente, digite o ano atual, caso não tenha digite o ano anterior.
O resultado terá cinco algarismos, sendo o do meio o zero, os dois da esquerda representam o número do calçado e os dois da direita a idade. Veja.
Eu calço 35 + 3x 0 = 35000 - 1988 e a tecla = 33012 + fiz aniversário esse ano mesmo, então digito + 2012 e por fim aperto a tecla = o resultado é perfeito! 35024, calço 35 e tenho 24 anos de idade.


Vale a pena propor essa atividade, pois é algo que faz parte de seu cotidiano! E o resultado é preciso!

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